UFPR vai destinar 10% das vagas com entrada em 2011 para o próximo Sisu

21/06/2010 09:26

A UFPR (Universidade Federal do Paraná) irá destinar 10% das vagas com entrada em 2011 para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do MEC (Ministério da Educação). Todos os cursos terão vagas no sistema, exceto os que exigem prova específica (design, música e arquitetura e urbanismo) e os que têm vestibular estendido (matemática, matemática industrial e estatística).

De acordo com o reitor da universidade, Zaki Akel Sobrinho, a adesão ao Sisu ocorrerá em caráter experimental. Após o término do processo seletivo, a UFPR deve reavaliar a forma de oferecer as vagas para suas graduações. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (18). No vestibular serão oferecidas 5.016 vagas e, no Sisu, 524.

A universidade também anunciou que irá aplicar neste ano o Provar, seleção para vagas remanescentes. Serão oferecidas 619 vagas para 1ª fase (voltada a alunos da UFPR) e 837 para a 2ª fase (voltada a alunos de outras instituições). Os procedimentos para participar ainda serão divulgados pela UFPR.

 

Uso do Enem

No ano passado, o Enem foi utilizado somente para compor a nota final do processo seletivo. A nota obtida pelo candidato na prova objetiva do exame equivaleu a 10% de sua nota final no vestibular da UFPR.

O uso do Enem no vestibular será mantido no vestibular 2011, segundo a assessoria de imprensa da universidade. A primeira fase do vestibular será realizada no dia 14 de novembro e a segunda nos dias 5 e 6 de dezembro.

 

Mudanças em 2011

A UFPR já havia anunciado em março mudanças nas provas específicas do processo seletivo 2011 para os cursos de medicina, engenharia cartográfica e música. Além disso, já é possível conferir a nova lista de leituras obrigatórias adotada pela instituição.
Para ingressar no curso de medicina, o candidato deverá realizar provas específicas de química e biologia. Até o último vestibular, no lugar de biologia os estudantes respondiam a questões de filosofia.
O curso de engenharia cartográfica passará a ter avaliação específica da disciplina de matemática.
Os exames de habilidades específicas para os cursos de música, modalidade de educação musical e produção sonora, terão caráter eliminatório e deverão ocorrer antes da primeira fase. A prova será constituída de dez questões discursivas: cinco de percepção musical, três de teoria básica e duas de conhecimentos gerais em música.

 

Leituras obrigatórias

Veja também a lista de leituras obrigatórias para o vestibular 2011 da UFPR:

No site da instituição é possível consultar as livros obrigatórios para os exames específicos de filosofia e sociologia.

* Matéria publicada em https://vestibular.uol.com.br/ultimas-noticias/2010/06/18/ufpr-vai-destinar-10-das-vagas-com-entrada-em-2011-para-o-proximo-sisu.jhtm