DICAS DE BIOLOGIA DO PROFESSOR SAVIUS
- Dica 01- Atente-se ao comando das questões e não tente enrolar com informações que não foram pedidas na questão.
- Dica 02- Relacionar, compreender e compromisso com a cidadania associado a consciência ambiental é muito pedido nas questão vestibulares.
- Dica 03- Estude aquecimento global, efeito estufa, protocolo de Kyoto, o “buraco” na camada de ozônio e inversão térmica.
- Dica 04- Ecologia: ciclo da matéria e relações ecológicas entre os seres vivos.
- Dica 05- Citologia: organelas e suas funções, mitose e meiose, fermentação e fotossíntese e bioquímica.
- Dica 06- Botânica: evolução dos grupos vegetais... ganhos de características entre os grupos, ciclos reprodutivos.
- Dica 07- Genética: grupos sanguíneos, daltonismo e hemofilia, 1ª e 2ª leis de Mendel.
- Dica 08- Fisiologia: todos os sistemas e na zoologia os ganhos evolutivos de cada filo.
- Dica 09- Embriologia: todos os anexos e as fases embrionárias com descrição e tipos de ovos.
- Dica 10- Zoologia: verminoses são um prato cheio.
- Dica 11- Evolução: Lamark e Darwin, evidências em órgão homólogos e análogos.
- Dica 12- Biotecnologia: clonagem, PGH(projeto genoma humano), transgênicos, células- tronco.
- Dica 13- H1N1, vírus semelhante ao da gripe comum – ribovírus, estude o ciclo replicador.
- Dica 14- As proteínas dos alimentos são digeridas até aminoácidos e assim podemos construir nossas proteínas – proteínas são fontes de aminoácidos.
- Dica 15- Floresta amazônica não é o pulmão do mundo e sim as microalgas oceânicas.
- Dica 16- A fotossíntese não é um processo inverso à respiração... as equações gerais é que são, aparentemente, o inverso uma da outra... compare-as.
- Dica 17- A respiração pulmonar é simplesmente troca de gases respiratórios e portanto deve ser tratada como respiração pulmonar, pois a respiração celular é o processo pelo qual obtemos ATPs.... estude-os.
Prof. Savius Castro
LITERATURA
Quais são os 100 livros fundamentais, essenciais, imperdíveis da literatura brasileira? Que romance, poesia, crônica ou conto você não pode deixar de ler na vida? Dom Casmurro, Brás Cubas, Macunaíma, Sargento de Milícias, Grande Sertão Veredas e outras grandes obras do Brasil. A revista Bravo selecionou os 100 melhores livros dos melhores autores do país. Aqueles clássicos que caem no vestibular com 100% de certeza.
Acesse https://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/100-livros-essenciais-398904.shtml
BIOLOGIA
Já quanto a Biologia, ela é uma matéria que não costuma oferecer grandes dificuldades para o aluno, pelo contrário, com certeza o ajudará a entrar na universidade! Porém, muitos alunos reclamam que alguns assuntos são meio decorativos e cheios de nomes, como em Botânica e Zoologia. Infelizmente, é algo com o qual teremos que conviver e nos adaptar. Procure prestar atenção nas dicas, mesmo que meio ridículas, que os professores tentarão passar ao longo do ano. Elas são maneiras mais simples de tentar guardar um assunto bem complexo. Pode apostar que dão certo! Comparações e observações do nosso dia-a-dia também ajudam bastante na compreensão de conceitos e mecanismos biológicos. Sempre que possível, tente guardar o significado de certas expressões usadas em Biologia. Geralmente são termos vindos do latim ou grego. Sabendo traduzir essas palavras, com certeza você já terá uma idéia do que elas tratam.
Certos assuntos da Biologia, devido à sua importância, são candidatos fortíssimos e de fato aparecem todo ano em algum vestibular. Em Botânica, temos fotossíntese e aspectos reprodutivos dos grupos vegetais. Em Citologia, divisão celular, organelas e metabolismo energético são assuntos corriqueiros. Na parte de Zoologia, algo importante a ser destacado é: Anatomia e Fisiologia Comparadas. Em Fisiologia Humana, digestão, circulação e hormônios são assuntos muito cobrados. Na parte de Genética, estudar com bastante carinho grupos sangüíneos. Por último e não menos importante, em Ecologia os destaques são cadeias alimentares e ciclos biogeoquímicos.
É fundamental a leitura associada às figuras, imagens, gráficos e tabelas.
Faça associações relacionando seu aprendizado a “âncoras”(palavras-chaves).
Prof. Savius Castro