Distrito Federal ganhará nova universidade pública
O Distrito Federal terá uma nova universidade pública, a Urbe (Universidade Regional de Brasília e Entorno). A instituição contará com sede em Samambaia (DF) e será composta por instituições públicas de educação superior, profissional e tecnológica criadas, incorporadas ou vinculadas, administradas e mantidas pelo poder público do Distrito Federal. O decreto de criação da universidade foi assinado na última quarta-feira (22).
A universidade deve funcionar junto com outras instituições e as aulas serão ministradas em todas as cidades do Distrito Federal. De acordo com o governador Rogério Rosso, serão aproveitadas estruturas já existentes "para não gastar dinheiro com construção e não perder tempo".
A ESCS (Escola Superior de Ciências da Saúde), que ministra gratuitamente cursos superiores de medicina e enfermagem, também será incorporada à universidade.
Para implantar e organizar a Urbe, foi criada uma Comissão Executiva, coordenada pelo diretor geral da ESCS, professor Mourad Ibrahim Belaciano. Junto com secretários de Estado, Procuradoria Geral do DF e diretores das academias, a comissão terá 90 dias para concluir os trabalhos; ainda não há previsão de quando a universidade começará a funcionar.
* Com informações da Agência Brasília
Matéria publicada em https://vestibular.uol.com.br/ultimas-noticias/2010/09/27/distrito-federal-ganhara-nova-universidade-publica.jhtm