Como estudar para o ENEM?

 

Cada questão do ENEM é um problema a ser resolvido. A única maneira de aprender a resolver problemas é tentando resolvê-los. Dessa forma, sugerimos que você, como aluno, não fique passivo frente ao conhecimento. É necessário que você, ao assistir a uma aula, esteja em constante diálogo entre o que está aprendendo e onde esse novo conhecimento pode ser aplicado.

 

Procure seguir a seguinte metodologia:

a) Para cada questão objetiva, tampe as alternativas, leia o enunciado e tente escrever uma resposta pessoal.
b) Após terminar de redigir, procure, nas alternativas, se há algo parecido com o que você escreveu. Essa será a sua resposta a ser assinalada. Caso não haja, procure uma alternativa que, mesmo não sendo o que você escreveu, pode ser a resposta correta. Às vezes,isso acontece mesmo. Alguns problemas admitem várias respostas corretas. Você pode ter chegado a uma resposta e a questão ter trabalhado com outra.
c) Verifique, então, a resposta correta e veja se você acertou. Em qualquer um dos casos, leia a resolução da questão e tente encontrar pontos de convergência e de divergência. Anote o que não ficou claro e procure seus professores. Com todo esse material produzido e analisado, você estará mais apto a fazer o ENEM a cada dia de estudo.

 

Do Ensino Médio, as questões devem tratar de temas como: sequências numéricas, inclusive as progressões aritmética e geométrica; estudo das funções, principalmente as do primeiro e segundo graus, e seus gráficos, o conceito de função crescente e decrescente; probabilidades; em geometria atenção especial ao cálculo de volumes e planificações dos principais sólidos; e estatística. Você precisa ter atenção redobrada à estatística, pois na última prova do Enem vários conceitos, que geralmente são pouco trabalhados, foram cobrados, como média, mediana, moda e desvio padrão.

Dicas de estudo para a prova de Matemática:


  • Interpretação de gráficos de todos os tipos, eles são excelentes para contextualizar, tente relacionar conteúdos que utilizam estes gráficos, como estatística, funções e proporções;
  • Porcentagem e regra de três, tópicos obrigatórios em qualquer concurso;
  • Figuras semelhantes e Teorema de Pitágoras. Fiquem atentos aos triângulos, se for retângulo com certeza pode-se aplicar o Teorema;
  • Frações, escalas e proporções são ótimas pedidas para este tipo de prova.
  • Não se esqueça do cálculo de área e também de estudar os sólidos geométricos, principalmente questões envolvendo volume.
  • Para terminar, dê uma boa revisada em probabilidade, conceitos e propriedades.


Sobre Biologia, não basta conhecer a estrutura e o funcionamento das células, se o estudante não for capaz de relacionar o câncer à multiplicação celular desenfreada gerada por mutações no DNA, por exemplo. Além disso, as questões dessa prova são bem contextualizadas, ou seja, abordam temas/problemas do cotidiano das pessoas de forma situada. Portanto, os estudantes devem se informar sobre os temas mais atuais abordados pelas mídias (revistas, jornais, sites da internet, etc.) e ficar atentos às seguintes dicas: 

 

  • Estude os conteúdos das Ciências da Natureza se perguntando sobre a aplicação desse conhecimento na vida cotidiana. Por exemplo, por que devo estudar os ciclos biogeoquímicos (ciclo do carbono, ciclo do nitrogênio, ciclo da água, etc.)? Possivelmente, você verá que muitos problemas ambientais atuais se relacionam com o desequilíbrio dos ciclos biogeoquímicos, como o ciclo do carbono e o aquecimento global;
  • ·  Atualize-se: “Acidente nuclear em Fukushima”. Pergunte-se: Como essa notícia pode ser cobrada? Nesse caso, há muitas possibilidades, entre elas, com foco na energia nuclear; no lixo atômico; nas vantagens e desvantagens do uso de energia nuclear; na relação entre o câncer e radiação; nas reações de fissão e fusão nuclear; e etc.;
  • ·  Faça questões de provas do ENEM, preferencialmente, do ano anterior. As questões apresentam enunciados longos, e, algumas vezes, gráficos, desenhos, esquemas, mapas e vários conceitos distintos para serem analisados em uma única questão. É importante familiarizar-se com o estilo da prova para não perder tempo na resolução das questões;
  • ·  Fique atento aos temas que mais apareceram nas últimas provas do ENEM, tais como: problemas ambientais (aquecimento global, eutrofização dos ecossistemas, extinção de espécies, acidentes nucleares, etc.) e saúde pública (epidemias, vacinação, resistência das bactérias aos antibióticos, doenças sexualmente transmissíveis, parasitoses humanas, etc.).

 

 

Sávius Sampaio G. Castro
Prof. Coordenador de CNMT e PPU

Estudo e atividade física é combinação perfeita antes do vestibular

 

Se você pensa que, para ganhar tempo para estudar, pode deixar de lado a malhação, está muito enganado. Alternar uma rotina de estudos com a prática de exercícios ajuda na concentração, na postura e no bem-estar de quem está se preparando para o vestibular. Por isso, o tempo dedicado aos livros deve ser intercalado com atividades físicas, ensina o profissional da área de educação física da ACM Paulo Goia.

 

A regularidade do exercício também auxilia na redução do estresse "ruim", aquele que chega a prejudicar o desempenho da pessoa, além trazer mais disposição, seja para uma leitura, seja na hora de fazer a prova.

Goia, que trabalha na área há 16 anos, lembra que um bom condicionamento físico ajuda até na postura. Pode parecer sem importância, mas na hora de estudar, se a cadeira ou a mesa não forem adequadas, ou o estudante sentar de forma inadequada, a respiração é feita de forma incorreta, o que pode gerar desconforto e até dor de cabeça, o que prejudica o raciocínio - daí a importância da postura.

Júlia Flôres, que começou há três meses a fazer musculação por causa de uma dor nas costas, conseguiu se livrar do desconforto ao mesmo tempo em que ganhou mais vitalidade. Ela sabe bem das vantagens de movimentar o corpo, já que as dores começaram justamente por causa do estresse em função da pressão do vestibular. O exercício, além de resolver a dor que tanto a incomodava, ajuda até na concentração e disposição para ficar em cima dos livros.

São pelo menos sete horas diárias de dedicação aos estudos. Só que os exercícios fizeram toda a diferença: o cansaço e a dor desapareceram e o sono é bem mais tranqüilo. "Dormindo bem, tenho disposição para o dia inteiro", comemora. A gaúcha de 19 anos diz que deve manter a rotina de malhação mesmo após a aprovação na faculdade de Publicidade e Propaganda. O exercício físico, ao mesmo tempo em que fortalece a musculatura, estimula a circulação sangüínea, combinação que terminou com o sofrimento da vestibulanda.

Além do bem-estar físico que a atividade proporciona, Paulo Goia enumera outras vantagens dos exercícios. "É importante manter contato com outras pessoas, sair da solidão, que é o estudo, e buscar atividades que proporcionem descontração, relaxamento e alívio, algo que faça espairecer e gastar energia", explica, destacando que não adianta se dedicar a algo que não traga satisfação.

Se o vestibulando não gosta de musculação, por exemplo, deve riscar essa atividade da agenda. A idéia é juntar prazer e exercício e, para isso, há inúmeras opções, como caminhada, bicicleta, natação, dança, entre outros. Para quem está sedentário, é importante uma avaliação física e uma orientação de um profissional da área da Educação Física. O professor destaca ainda a importância da hidratação e da escolha de uma roupa e calçados adequados. O que não pode é ficar parado.
Fonte: Redação Terra  

Enviado por Professor Valério

 

Com o grande volume de informações sobre vestibulares, existem alguns sites que com certeza irão ajudá-los a se organizar melhor este ano:

www.selevip.com.br - Realizando o cadastro de aluno, vocês têm acesso a relatórios de cursos de carreiras por cidade/região, além de muitas outras informações sobre inscrições e provas;

www.ikwa.com.br - Também com cadastro gratuito, é um ótimo site para pesquisas de carreiras - com relação de universidades, empresas, funções da área, vídeos com depoimentos de profissionais e estudantes, entre outros.

Fiquem atentos e boa sorte!

Setor de Relações Públicas 

Em primeiro lugar, tente aproveitar ao máximo as aulas durante o ano. Procure assistir todas as aulas, mesmo daquelas matérias que não lhe interessam ou não lhe agradam. Algo que lhe ajudará muito é um roteiro de estudos. Aqueles assuntos nos quais existe uma maior dificuldade ou que são prioritários para o curso que você deseja prestar devem ter um tempo de estudo maior. Tente seguir à risca esse roteiro ao longo do ano, procurando o plantão de dúvidas sempre que perceber que sozinho você está empacando em um dado assunto. Traga uma dúvida pronta para o plantonista. Isso ajudará muito a poupar o seu tempo, tornando seu estudo mais ágil.

Coordenador Sávius Castro